A Tamboro Educacional realizou um encontro com alunos de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro para a apresentação de jogos educacionais no dia 20 de março de 2013, no Andaraí.
Com a Moína Produções ficou o dever de buscar os alunos, preparar os lanches, preparar e manusear os brindes, filmar o evento e coordenar toda a logística.
Há algum tempo, diferentes práticas de educação utilizam os jogos como recursos para a aprendizagem com resultados bem-sucedidos. Nos produtos da Tamboro, o jogo não é só um suporte para o processo de aprender: ele é o próprio método. Ao explorarem as dinâmicas cognitivas a partir da cooperação entre os alunos, os jogos virtuais criam ambientes de aprendizagem alimentados pela participação criativa de cada um, possibilitando novos modos de raciocinar e interagir.
A Tamboro é uma empresa de educação e novas tecnologias estruturada em torno de dois conceitos centrais: a jogabilidade, entendida como todas as experiências do jogador durante a sua interação com os sistemas de um jogo ou de uma atividade, e a aprendizagem, o processo através do qual o indivíduo adquire novos conhecimentos e novas competências.
A Tamboro vem pesquisando metodologias e novos espaços de saberes que utilizam os princípios básicos dos jogos e o uso de tecnologias de comunicação e informação para produzir conhecimento.
Desenvolve uma plataforma que se diferencia das tradicionais plataformas de aprendizagem por integrar, de forma indissociável, as experiências próprias do campo da educação com as potencialidades contidas nos jogos, propiciando a criação de um ambiente de aprendizado único onde a motivação do usuário é permanentemente estimulada pela combinação das seguintes dimensões:
Adaptativa >> respeita o ritmo individual de aprendizagem.
Motivadora >> incentiva, através da dinâmica de jogos, a superação de limites.
Colaborativa >> estimula a troca de idéias e experiências.